Menu

terça-feira, 7 de março de 2017

No Pulsar da Linguagem - Deficiência Auditiva

Hoje aconteceu a minha primeira "interação" com a deficiência auditiva, e tudo isso, graças ao cinema.

Parte da equipe Kino-Olho com Pedro 

Trabalhar com cinema é algo pessoalmente incrível, a cada filme que faço eu conheço novos lugares, pessoas e realidades, e graças ao próximo filme da diretora Cláudia do Canto, No Pulsar da Linguagem, que assino a direção de arte, cenografia e figurino, hoje fui conhecer nosso mais novo protagonista Pedro e sua família.




Pedro é um menino com 11 anos de idade muito simpático, e como qualquer menino nessa idade, cheio de vida.

Ele é deficiente auditivo, e eu sou uma pessoa que falo MUIIIITOOO. 

Com as suas mãos que se movimentavam freneticamente de um lado para o outro, ele se comunicava com a sua mãe, irmã e com a intérprete que estava lá para nos dar uma forcinha na hora de romper essa barreira.

Eu, tagarela que só, já estava incomodada por ter que ficar toda hora pedindo ajuda. O auge foi quando ele me chamou até a sala para assistir uns vídeos dele bebê  e criança. Não estava me contento.

As minhas mãos tentavam se comunicar, mas a minha ignorância no assunto não deixa a comunicação fluir.

Peguei meu celular e fui atrás de um aplicativo que me desse quase que literalmente uma mãozinha. Foi quando a mãe do Pedro entrou na sala e eu contei que estava atrás de algum aplicativo para me ajudar a me comunicar.

Ela me indicou o ProDeaf. "O ProDeaf é um software de tradução de texto e voz na língua portuguesa para Libras - a língua brasileira de sinais, com o objetivo de realizar a comunicação entre surdos e ouvintes."  www.prodeaf.net



Galera, quando precisarem, trombar com alguém na rua e não souber se comunicar em libras, mais do que recomendo o Prodeaf. Claro, ele não traduz o que a pessoa com deficiência auditiva irá responder, mas há sinais e expressões que são universais como negativo positivo, se ele gostou, não, sim, etc.

Além de passar uma tarde muito agradável e avançar na arte do filme, confesso que foram horas mais do que agradáveis! Amei! E agora já estou mais do que pronta para colocar minhas mãos para falar MUITO!

Um comentário: